quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Como o aumento da temperatura do planeta pode interferir no ecossistema:

O grande causador desse aumento de temperatura que se tanto fala é o efeito estufa. O efeito estufa pode acabar ocasionando em um aumento de até 2 ºC até o final do século, segundo a ONU. Talvez dois graus de aumento na temperatura não seja o fim do mudo para nós seres humanos, mas saiba que isto pode causar uma grande confusão para muitas espécies no nosso planeta, pode fazê-las mudar completamente seu comportamento.


Não se preocupem, pois é uma mudança tão assustadora assim! O que o aumento da temperatura pode influenciar no comportamento dos animais tem mais haver com mudar como que alguns animais percebem o meio, tome como exemplo pássaros migratórios de todos os lugares do mundo, eles usam como fator a temperatura como relógio, e teriam suas rotas alteradas por conta dessa variação na temperatura.

Outro modo de como a temperatura influencia na vida dos seres é quando essa variação de temperatura afeta os seres Estenotérmicos, esse tipo de ser não suporta grande mudança em sua temperatura corpórea, muitos morrem por conta disso ou sofrem muito tendo que se adaptar a esse ambiente ou mudar completamente de habitat. Um exemplo disso são as lagartixas, ou pequenos lagartos também, que não suportam mudanças de clima.
Ao longo do ano, certas plantas também sofrem alterações no seu aspecto, provocados pelas variações de temperatura. Os animais também apresentam características próprias de adaptação aos diferentes valores de temperatura. 



Muitos podem não saber, mas um dos principais fatores que fazem com que aja vida na Terra e a sua distância do Sol, e consequentemente sua temperatura que é perfeita para a vida no nosso planeta, isso é uma coisa um pouco rara de acontecer no universo, ainda não existem muitos exoplanetas encontrados pelos cientistas. Por isso não podemos deixar que o aumento de temperatura mude ou acabe com a vida do jeito que conhecemos da Terra, moramos em um local muito privilegiado no nosso sistema solar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário