sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Aumento da salinidade nos mares

O aquecimento da superfície da terra faz com que evapore mais água dos mares e assim deixando mais sal no mar. O aquecimento da superfície da terra pode estar intensificando a evaporação dos oceanos em baixas latitudes, e assim, aumentando a salinidade nestas áreas. Transportando mais vapor de água doce para os pólos via transporte atmosférico. Existem seres, chamados Eutenoalinos, que não suportam mudanças na salinidade do mar, e acabam morrendo por conta disso como é o caso dos corais. Os corais são muito sensíveis a esse tipo de mudança, assim os belos e coloridos recifes de corais deixam de existir, quando eles morrem devido ao alto índice de salinidade deixam somente o seu esqueleto para traz, uma espécie de casca branca que deixa os recifes sem suas cores características.


Outra coisa que um grande aumento da salinidade pode causar é uma dificuldade de comunicação dos animais do fundo do mar, tais como baleias e golfinhos. O aumento da salinidade do sal aumenta o índice de refração da água que diminui a velocidade com que o som se propaga no meio. Sendo assim o canto de uma baleia demora mais para chegar a sua companheira por exemplo. Não se sabe ainda o que isso pode causar exatamente para a vida das baleias. 


Pra quem é fã de química sabe que quando você torna a água mais salgada também aumenta a condução de corrente elétrica, como não há corrente elétrica circulando pelos mar, não há problema conhecido quanto a isso. Mas imaginem se água do mar se tornar muito salina um dia e os animais tiverem que se adaptar a isso. Será que viriam a existir enormes enguias elétricas? É, claro que isso são só especulações, ou será que não? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário