terça-feira, 3 de dezembro de 2013

A criação de uma floresta a partir de uma simples semente

   Muitas pessoas se perguntam como surgiram as enormes florestas verdes que temos hoje. Se formos analisá-las nos primórdios de sua formação, veremos que todas elas nasceram do plantar de uma simples semente. Essas sementes podem ser carregadas pelo vento ou trazidas por vários tipos de animais, muitos deles pássaros.
   Imaginemos um pássaro, uma gralha azul, por exemplo. Nos passos a seguir podemos observar os passos para a criação de uma floresta pelo processo citado anteriormente:
1. Ingestão de um fruto – Esse fruto serviu como alimento para o ser, e foi encontrado em uma floresta já formada;
2. O pássaro defeca as sementes – Após terminar de se alimentar, ele voa sobre outras regiões e expele suas fezes juntamente as sementes do fruto ingerido anteriormente;
3. As sementes fecundam – Com sorte, essas sementes cairão em um solo propício ao seu desenvolvimento, e serão fecundadas gerando uma planta futuramente;
4. Criação da flora – A planta se desenvolve e acaba por liberar esporos ao seu redor, criando uma pequena flora em sua volta.
   Depois da pequena flora estar formada, alguns animais passam a ser atraídos pelos frutos das novas árvores, e com eles trazem sementes de outras plantas para incrementar à biodiversidade atual.
   Um caso parecido é o da gralha azul que enterra as sementes de araucária para comer depois mas acaba por esquecer onde colocou, e assim elas fecundam no solo e criam mais árvores. Abaixo temos uma imagem da gralha azul segurando um pinhão com o bico, cena muito comum em seu habitat.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgsVrZ_rEmF93tzWnd4AkeZv8JuL9UogiZpMkwG17DfdwpkGgPnoKZrgTeeuV2ZFwT6lj4GkXMGS12La5kH8ebPzopGxGE9XvoOm3nYyrOZxLoBljc7B3A-GgL1fHnOSEVzKTopdCyXdWrE/s400/Gralha+azul.jpg
Foto: Eduardo Rebske

Nenhum comentário:

Postar um comentário