quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

A energia da vida

   Todas as formas de vida no planeta precisam se alimentar com energia. Ela vai passando de um ser para o outro formando o que pode ser chamado de ciclo da vida. Mas a pergunta que vai dar inicio a este artigo é: qual é a fonte desta energia? Bem, para responder a esta pergunta precisamos voltar para o começo da cadeia alimentar, os produtores.
   A professora de biologia Mariana Araguaia classifica como produtores todos os seres autotróficos clorofilados que transformam a energia luminosa em energia química. Ela ainda considera este processo como sendo o único que possibilita a entrada de energia em um ecossistema. A partir da energia luminosa é gerada energia para todas as formas de vida em um ambiente e a fonte luminosa mais abundante no mundo é o sol.
  Agora já temos a resposta da pergunta inicial. O sol é a fonte de energia primaria e mais importante que faz a vida ser possível. Na Terra, quase todas as fontes de energia conhecidas e utilizadas pelos homens foram ou são derivadas do Sol. O carvão, o petróleo, e o gás natural, conhecidos como combustíveis fósseis, são produtos da captação e armazenamento da luz solar em plantas, algas e animais pré-históricos,que existiram a milhões de anos.
  O sol ainda desempenha outra função vital para vida, o aquecimento do planeta. A temperatura da terra que varia de -50º a 50º é fundamental para todos os ecossistemas, e já vimos no artigo passado o quanto a temperatura pode interferir em um ambiente. A luz solar também tem uma importância especial para nós humanos. Os nossos ossos precisam da vitamina D para que fiquem fortes e saudáveis. E essa vitamina é ativada somente se nós tivermos em exposição ao sol.
  Em resumo: o sol, é um dos fatores abióticos com maior importância tanto paro o desenvolvimento de um ecossistema como para o desenvolvimento da sociedade humana,


Nenhum comentário:

Postar um comentário